terça-feira, 12 de outubro de 2010

Discípulos e Missionários na Paróquia

Uma nova e agradável surpresa de cunho religioso: Professor Luiz Gonzaga da Rosa lança mais um livro, em 2010. Agora, pela Paulus publica: “Discípulos e Missionários na Paróquia”, livro específico para as famílias religiosas. Principalmente para católicos. Não é separatista, mas católico, fundamentado no chamado Documento de Aparecida, resultante da 5ª Conferência do Episcopado Latino-americano e Caribe, realizado em Aparecida – SP, em maio de 2007 e da vivência do autor.
O livro tem apresentação do Bispo de Duque de Caxias – RJ, Dom José Francisco Rezende Dias que convida os paroquianos a lê-lo em pequenos grupos de pastorais, ou de movimentos, para “uma oportunidade de enriquecimento mútuo, esclarecimento e oração”. A partir da introdução do autor, o livro é subdividido em 15 pequenos capítulos estruturados de forma a favorecer a reflexão e a vivência missionária de leigos e leigas na sociedade e, de maneira catequética, conclui sempre com uma oração.
Luiz Rosa começa convidando os leigos cristãos a assumirem, de fato, os compromissos e as graças batismais; chama cada um a ter um encontro com Jesus através da “Palavra e da Eucaristia”. Desafia o cristão a unir “Fé e Vida”. Dá destaque para a importância da família, onde nascem e crescem os filhos e filhas de Deus. Em seguida, mostra “o cristão no trabalho”, meio para sua valorização e realização pessoal e cristã. A escola é descrita como um espaço privilegiado para a construção de valores e conhecimentos e um lugar de vivência da fé.
Cada capítulo é um passo do leigo, saindo do batismo, da família, da escola, do trabalho, chegando e atuando na paróquia, nos grupos de partilha, até assumir o protagonismo da missão, através da vivência dos valores do Evangelho e do anúncio da Palavra, assumindo o papel de “Construtor da Comunhão”. A partir do décimo primeiro capítulo, professor Luiz Rosa mostra a importância de “o leigo cristão participar da política, como exercício da cidadania e do compromisso com o bem comum”.
Em seguida, valoriza a participação do cristão nos meios de comunicação, no anúncio do bem e do evangelho. Na construção da Justiça e da Paz desafia o leigo a ser um “agente de transformação”. Mostra o grande valor do relacionamento do leigo com o sacerdote nas comunidades paroquiais. E encerra com um chamado de alerta para o cristão viver permanentemente em estado de conversão e de missão.
A conclusão do livro é uma confortante leitura de um texto profundamente evangelizador, de chamamento, de convivência, de exemplo, de efetiva missão, de ação cristã, de oração e de esperança, com a certeza da vitória. É um livro obrigatório para toda paróquia que deseja ter “Discípulos e Missionários”. (J.A.B.B.)

Um comentário:

  1. Acabo de chegar de uma confraternização entre as comunidades da minha recém criada Paróquia N. Sra. das Graças e São Pedro, Tabuba, Caucaia - Ce, em que cada comunidade saiu do encontro com pelo menos dois exemplares deste livro para que façam um estudo do mesmo para uma melhor vivência como Paróquia. Espero que o livro realmente nos ajudem>

    ResponderExcluir